Esta semana de junho é considerada a semana do meio ambiente. Muito está sendo falado sobre a preservação do nosso planeta, o lixo que produzimos e maneiras de contribuir com o bem-estar das gerações futuras. Mas, na prática, o que podemos fazer pra ajudar a salvar o planeta? A gente dá as dicas.


Recicle


Parece bobo falar disso ainda hoje, mas acreditam que muitas cidades ainda não fazem a coleta seletiva? É muito importante separar o que é biodegradável e o que não é. É só ter dois latões de lixo em casa e separar na hora mesmo que for jogar tudo fora. Tá em dúvida do que é ou não reciclável? Se for embalagem, é obrigatório que essa informação venha estampada. Se não for, tem várias páginas dedicadas ao assunto que explicam direitinho o que pode ou não reciclar.

 

 

Reciclagem

 

 


Aliás, sabiam que fraldas descartáveis são recicláveis? Muitos acreditam que não porque não é algo muito limpinho, né? Mas pode, sim! Há tratamentos específicos para esse material, que pode ser transformado em vários itens de plástico, que também poderão ser reciclados depois e o planeta agradece.


Recuse Canudos


O item que mais polui nossos mares, acredite se quiser, é o canudo de plástico! Esse pequeno pedaço de plástico demora MUITO pra decompor e entra nos olhos, pele, boca e membranas dos animais marinhos, causa um mal danado! Então, se sua bebida vier em copo, recuse o canudo. Ou carregue o seu! Que é nosso próximo tópico.

 

 

canudos poluentes

 

 


Carregue Itens que Substituam os Descartáveis


Copo de silicone, garrafinhas térmicas, guardanapo de pano, kit de talheres e canudos de silicone ou de aço inox já são facilmente encontrados para vender e podem ser levados pra qualquer lugar. Vai na cafeteria? Peça para o barista fazer seu café no seu copo, muitos estabelecimentos grandes já aceitam esse tipo de procedimento visando diminuir o lixo. Pediu marmita? Não peça talheres de plástico, há opções super práticas de bambu ou até mesmo talheres comuns, só que mais compactos para facilitar e caber em qualquer bolsa. Você encontra muitas dessas peças no site Paz em Gaia, é só clicar aqui.

 

 

Canudos de inox

 


Troque Absorvente por uma Opção Sustentável


As mulheres causam uma poluição grande por causa de seu período menstrual, mas hoje em dia já há vários métodos ecologicamente bacanas que podem ser usados no lugar dos descartáveis. Tem o copinho coletor menstrual, que é de silicone e dura dez anos, tem as calcinhas absorventes que parecem mágicas, pois o fluxo “some” nela e você nem vê (não é igual o absorvente que segura, mas fica tudo na superfície) ou até mesmo absorventes de pano, que usam uma técnica similar a das calcinhas, mas você pode acoplar nas suas próprias peças.

 

 

coletor menstrual

 

 

Falando em opção sustentável, vocês sabiam que já existe cotonete de bambu? Aquela haste pequenininha também causa um grande impacto ambiental, então dá pra pensar, da próxima vez que você for ao mercado ou farmácia, em pesquisar a opção mais verde. Custa um pouquinho mais caro, mas você estará contribuindo à beça.


Economize Água


Por último, mas não menos importante, algo que já vem sendo falado há tempos: economizar água. Vai passar shampoo no cabelo? Feche o chuveiro. Vai ensaboar as louças? Feche a torneira. Vai lavar roupa? Tente usar a água descartada para lavar um quintal ou deixar algum pano de chão de molho. Tem piscina? Não precisa encher sempre, dá pra esperar chover e limpar com filtragem de água, não descarte. Tem árvore na frente de casa e as folhas caem? Prefira varrer ou compre um daqueles sopradores a ar. Além de prático, é divertido. Tem cachorro? Cachorros não precisam de banho toda semana, dependendo do tipo de pelo dele, um banho por mês é o suficiente. E por aí vai!

 

 

Economize água

 

 


Pra quem quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos seguir o Instagram @menos1lixo, eles sempre abrem discussões, esclarecem assuntos e explicam notícias sobre o meio ambiente por lá, vale a pena.


Se cada um contribuir com o que pode, vamos deixar um planeta muito mais verdinho para as gerações futuras que vêm aí, além de ficarmos com aquela sensação boa de dever cumprido. E vocês, o que fazem pra ajudar a salvar o planeta?