Não adianta, chega essa época do ano, quase sempre tem alguém que faz um salpicão, uma salada de batatas ou qualquer receita que vai maionese, não é? E agora não é época pra passar vontade! Além do mais, mesmo se você for uma pessoa que come de forma saudável, na hora de fazer um prato para a ceia, tem-se que levar em consideração quem mais vai comer.


Pensando nisso e procurando um meio termo, queríamos passar a receita de algo que conseguisse ser democrático. Nem cem por cento saudável, mas nem com muito produto industrializado. Então por que não uma receita de maionese caseira?


Achamos essa aqui da Rita Lobo que, olha, é simples, vai mostarda, dá pra substituir o óleo por azeite se quiser deixar um pouco mais “leve”, achamos que vai agradar vários paladares!


Você pode encontrar a receita nesse link, caso queira visitar mais receitas mostradas nos programas da GNT (tem desde Bela Gil até Rodrigo Hilbert), mas vamos deixar aqui também pra facilitar:


Ingredientes


2 gemas de ovo
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
200 ml de óleo

Modo de preparo


No copo do mixer coloque as gemas, a mostarda, o vinagre e o óleo. Pressione o mixer (desligado) contra o fundo do copo e só então ligue. Bata por 10 segundos sem mexer.


Quando a maionese começar a se formar, levante o mixer delicadamente para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Repita o movimento até formar um molho firme - não mexa muito rápido nem faça movimentos de cima para baixo, isso pode fazer a maionese talhar. Em 15 segundos, a maionese fica pronta! Utilize a seguir ou armazene na geladeira por até 3 dias.


OBS: algumas mostardas são mais salgadas do que as outras; prove e ajuste o sal se necessário.

 

Maionese Caseira da Rita Lobo

 

Esperamos que peguem seus dólmãs (afinal é Natal e temos que cozinhar nos sentindo lindos e elegantes), façam e aproveitem, afinal de contas, tudo fica melhor quando conseguimos não usar o industrializado!