Muita gente, praticamente todo mundo que está conectado no mundo das redes sociais, sabe o que é um meme, já riu de um meme, já mandou um meme pra amiga tentando explicar o que estava sentindo ou já recebeu um “meme indireta”.
Aqui no Brasil, os memes se popularizaram mais depois da famosa frase “menos Luiza, que está no Canadá”, quem lembra? A gente usava pra TUDO! “Hoje vamos almoçar fora, menos fulana, que está no Canadá”, mesmo se ela só estive trabalhando ou viajando para a cidade vizinha. E foi a partir daí que a gente entendeu realmente o sentido e o uso (maravilhoso, diga-se de passagem) dos memes.
Mas de onde surgiu o termo?
A palavra “meme”, segundo o site Youpix, foi tirada do livro “O Gene Egoísta” e sua definição é “algo que se propaga de indivíduo para indivíduo”. Então, mesmo que hoje seja algo virtual, o termo é um pouco mais antigo que isso. Nas formas mais modernas, o meme é uma piada que pode ser reproduzida de várias formas, adaptada, igual ao exemplo da Luiza que demos lá em cima.
A gente mesmo usa muito meme aqui pra expressar nossa felicidade e amor pelos jalecos! Quem lembra deles?
Depois do “boom” dos memes (quem nunca viu o Chapolin Sincero ou a Chloe?), vários aplicativos pra criar memes rapidinho apareceram. Então dá pra brincar com a foto do amigo, do cachorro, pegar alguma coisa da internet e não há mais limites para onde o meme pode chegar.
E vocês, gostam dos memes? Usam pra se expressar? Já podemos dizer que é uma nova forma de demonstrar sentimentos, não acham? A gente aqui adora e vai continuar fazendo, nos divertimos bastante e esperamos que vocês também!