Os óculos já tiveram lugar marcado na moda em várias décadas diferentes, afinal, eles foram inventados há quatro séculos! Têm muita história pra contar. Além de serem super úteis, facilitando nossa vida e nos fazendo enxergar melhor, eles também já passaram por várias transformações até os dias de hoje.


No começo, as mulheres não podiam exibir que usavam óculos em público, além disso, as armações não eram nada confortáveis. Até a década de 1920, os modelos eram meio unissex, não tinha muito o que escolher. Seu formato de rosto não importava e você tinha que aceitar o que tinha na loja. Foi a época daqueles óculos que eram ajeitados no nariz, sem hastes.

 

Pince-nez fez sucesso nos primórdios dos óculos.

Pince-nez era uma das poucas opções nos primórdios

 

 


Na década de 1930 surgiu a Ray Ban, os óculos começaram a se modernizar, tanto na aparência, quanto nos materiais. Nas décadas de 1950 e 60, tivemos o auge do design de óculos! Usá-los passou a ser uma questão também de moda e os modelos com armações grossas e coloridas fizeram grande sucesso.


Nas décadas de 1960 e 70, como era de se esperar, a vibe “paz e amor” foi transferida para os óculos. Os modelos redondos chamados de “bug eye” eram as principais escolhas. Os anos 1980 foram libertadores, o exagero era algo comum e super bem visto, foi aí que tamanhos exagerados, cores fortes e modelos diferentões caíram no gosto do público.

 

 

Janis Joplin e seus óculos com pegada hippie.

 

 

Janis Joplin e a tendência da época, oclão redondo de lente clara

 


Na década de 1990, o óculos quase imperceptível começou a entrar na moda. Eram pequenos, quase sem armação, só com as hastes, o intuito era parecer que não havia óculos ali. Mas, nos anos 2000, liberou geral! Quer usar óculos pequeno? Pode. Quer usar óculos grande? Pode. Preto? Pode. Colorido? Pode. Mas os queridinhos que chegaram para ficar são as armações evidentes, coloridas, e agora a facilidade de escolher o modelo ideal pro seu rosto é enorme!

 

A Dentista Só Pra Baixinhos é famosa por seus óculos.

 

A Lelê, nossa parceirona, é conhecida pelos óculos incríveis que usa

 


Aproveitamos e achamos uma tabelinha muito bacana pra facilitar na hora de escolher seus óculos. Hoje em dia é tão comum comprar produtos pela internet que os óculos não ficaram fora dessa lista. Então, pra acertar, aqui você tem as principais opções pro seu formato de rosto.

 

Tabela com os melhores óculos para formatos de rosto.

 

 


E aí, vocês usam óculos? Qual estilo vocês gostam mais?