Muita gente adora aparecer no nosso feed e nos nossos stories do Instagram, não é? Quando vamos escolher as fotos, sempre buscamos imagens que tenham alguns itens importantes, e é deles que vamos falar hoje! Com alguns ajustes básicos, você pode melhorar bastante suas capturas, sem precisar de grandes equipamentos ou de um celular de última geração pra isso. Vamos lá?


Siga Fotógrafos nas Redes


Hoje em dia, dá pra aprender de tudo na internet, então temos duas pessoas super legais para indicar que, embora sejam profissionais, falam muito sobre fotografia mobile e amadora, o Paulo del Valle e a Luh Testoni. Os dois são incríveis e ensinam você a tirar melhor proveito da câmera do seu celular, seja ela qual for, além de darem dicas práticas para melhorar o feed do Instagram e “receitinhas” de edição nos aplicativos mais badalados.

 

 

Paulo del Valle

Instagram do Paulo del Valle

 

 

Instagram Luh Testoni

 

Instagram Luh Testoni

 


Luz do Ambiente


Nossa segunda dica é verificar se onde você vai tirar a foto está bem iluminado. As fotos sempre saem melhores se o local não estiver muito escuro. Está nublado e o consultório ficou escuro? Dê um jeitinho de fazer a foto na rua, por exemplo. Ou abrir bastante a janela. Ou, se suas luzes forem potentes, é só acender. Fotos escuras “pixelam” mais e fazem a foto perder a qualidade se você aplicar filtros por cima ou editar.

 

 

Luz

 

 


Peça para Alguém Tirar a Foto


É sempre melhor que alguém tire sua foto, pois se o jaleco todo aparecer, pra gente é muito mais legal! Fotos no espelho também podem ficar legais, mas respeitando a nossa segunda dica da luz. E chega de vergonha! Hoje em dia é a coisa mais normal do mundo tirar foto com celular, então pode fazer pose na frente das pessoas, pode pedir pra alguém, já vale tudo!
Os celulares nem sempre vêm com uma câmera frontal tão boa quanto a traseira, então, a não ser que você esteja em condições perfeitas de iluminação, por exemplo, é melhor evitar.

 

 

Foto da foto

 


Ative a Grade da Câmera


Sabe quando você pega uma câmera ou até mesmo liga a do celular e a tela fica toda quadriculada? Essa é a grade. Muita gente se irrita com ela e desativa, mas ela é sua melhor amiga na hora de compor as fotos. Existe uma coisa na fotografia chamada “regra dos terços”, que explica onde cada objeto da sua foto deve estar. Obedecer a regra com a grade ligada é mil vezes mais fácil, pode confiar! E pra vocês entenderam mais sobre a regra, a Luh Testoni explica aqui embaixo.

 

 

 


Não Cubra a Foto de Filtros


Tem muita gente que acha que, quanto mais filtros colocar, mais linda a foto vai ficar. É claro, se feita de maneira correta, a sobreposição de filtros pode ser algo interessante, mas geralmente ela deixa a foto muito artificial e com baixa qualidade. Tudo bem que o Instagram já diminui um pouco a qualidade das fotos, mas também não precisamos “achatá-las” ainda mais!

 

 

Filtros do VSCO

Filtros do VSCO, aplicativo de edição


Pessoal, isso é o básico do básico MESMO, mas se vocês seguirem os dois fotógrafos que indicamos e darem uma olhadinha no que eles dizem e explicam, temos certeza que vocês já vão sair por aí tirando fotos mais legais ainda! Aí é só linkar a gente pra morrermos de amores, combinado?