Ontem a gente mostrou nossas mascotes do escritório Dra. Cherie, a Chita e a Michone, e todo mundo respondeu da forma mais linda possível: mandando fotos dos seus filhos de quatro patas! Primeiro a gente queria agradecer por tanto carinho com a gente, porque vocês sempre assistem nossos stories e participam. Depois a gente queria aproveitar pra dar algumas dicas pra que seu cãozinho viva muito feliz! Lembrando que são dicas básicas, qualquer dúvida específica que tenham, é SEMPRE bom procurar seu veterinário de confiança.

 

Cacá, Chita e Michone

Cacá, Chita e Michone

 

 


• Passeio


Cachorro entediado é cachorro que destrói coisas! O Dr. Alexandre Matias (pai da Estopinha) sempre frisa isso em suas redes sociais e programas que frequenta. E como fazer pra ele não ficar entediado? Andar! Passear! Fazer o bichinho ficar ocupado com coisas próprias pra ele. Tem também aqueles brinquedinhos que você coloca a ração e, para que ela saia, ele precisa arrastá-lo. Dá até pra fazer com garrafa pet! Olha só:

 

 

 

 


• Banho


Cachorro, antes de ser domesticado, era animal selvagem e nunca tomava banho. Claro que, com o tempo, isso foi mudando e existem raças que precisam de mais atenção por causa da pelagem. Mas é bom sempre ficar atento à pele do seu animal e ver o que o banho está causando nela. Muitos cães ficam com a pele sensível e desenvolvem alergias e dermatites (pug, por exemplo) com excesso de banho, então é sempre bom ficar de olho! Se seu cãozinho tem pelo longo, a escovação diária é uma ótima pedida pra eliminar sujeirinhas do dia-a-dia e tirar os nós, fazendo que ele sofra menos na hora do banho.


• Verão


Parece bobo dizer isso,mas seu cachorro também sente calor! Às vezes até mais do que você. Então é sempre bom ficar de olho em suas reações na época de calor. Tempo seco também prejudica muito os animais, principalmente os braquicefálicos (o caso da Michone e da Chita, cães de nariz achatado), então ter um umidificador é bom pra todos os moradores da casa, não só humanos. Cachorro pode morrer (literalmente) de calor, então é sempre bom ficar atento!

 

• Xixi no Lugar


Se você está com um bebê em casa e quer ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo, a primeira dica que a gente dá é colocar o tapetinho higiênico longe da comida, ou não colocar a comida em alguma área destinada para o xixi. O cachorro não faz as necessidades perto de onde come! Ou prefere não fazer, pelo menos. Aí pode ser que ele aprenda mais rápido. Lembrando que não é bom xingar quando ele faz xixi fora do lugar, o melhor é ignorar e recompensá-lo e agradá-lo quando ele faz no lugar certo. Cães podem associar o xingamento com o ato de fazer xixi, começar a prender e desenvolver problemas de rim.


Vale lembrar de novo que essas são dicas básicas, não queremos e nem podemos substituir as palavras de um veterinário, então, se seu cachorro estiver apresentando qualquer comportamento estranho, corra atrás de um bom profissional! Com nossas diquinhas básicas e acompanhamento frequente do veterinário, seu cachorro ficará muito agradecido e retribuirá com muito amor!