No último post, falamos sobre a história da Barbie, desde sua criação, até os dias de hoje. Fizemos uma linha do tempo e mostramos tudo de pioneiro que a Barbie fez. Só por isso ela já pode ser considerada um exemplo e uma inspiração pra muita gente, mas agora nós vamos explicar um pouquinho mais por que escolhemos a Barbie para termos como parceira da Dra. Cherie e criarmos uma coleção incrível com o nome dela.

 

Barbie Profissional


Não é de hoje que a Barbie tem profissões. Desde quando o estereótipo de “boneca loira com o corpo bonito” caiu, a Barbie vem se desenvolvendo no âmbito profissional e incentivando as meninas que brincam com ela a explorarem várias áreas em todos os âmbitos, de exatas, humanas e biológicas. Alguns exemplos são as Barbie veterinária, a ginasta, a professora e, nos tempos modernos, as Barbies influenciadoras e fashionistas.

 

 

Profissões da Barbie

 


Com a Barbie, não tem essa de “profissão de menino e de menina”, não! Ela pode escolher a carreira que quiser, desde confeiteira, até engenheira. Um grande incentivo para as meninas de hoje.


Barbie Independente


Nos anos 2000, uma notícia bombástica: a Mattel anuncia o divórcio da Barbie com o Ken. Apesar de muitas pessoas terem ficado chocadas, isso ajudou muitas crianças que passavam pelo divórcio dos pais a se sentirem acolhidas. Também mostrou para as meninas que é sim possível ser feliz e independente sem necessariamente casar e ter filhos. O divórcio da Barbie fez as meninas entenderem que tudo é questão de opção, que ninguém é obrigado a fazer nada.

 

 

Barbie Divorciada

 


Barbie Financeiramente Estável


O divórcio do Ken também deixou bem claro que a Barbie não precisa de ninguém para sustentá-la. Afinal, como já falamos lá em cima, ela tem seu própro emprego, sua própria casa, cuida dos filhos e dos animaizinhos, ou seja, é uma mulher que domina suas próprias finanças. Isso é um ótimo exemplo para as meninas que, desde cedo, já podem ter mais ciência de como gastar a mesada, economizar para comprar o que quer mais para frente e, futuramente, controlarem bem o salário que ganham.

 

 

Barbie Contadora

 


Barbie Inclusiva


Mais uma vez, a Mattel aposta em uma linha mais ampla de Barbies, destruindo mais ainda aquela imagem inalcançável da boneca perfeita. Hoje, há Barbies morenas, negras, ruivas, de cabelos lisos ou cacheados, modelos plus size, cadeirantes, ou seja, a preocupação é sim a inclusão, fazer que todas as crianças sintam-se representadas e se aceitem como são, afinal, todas são lindas à maneira delas!

 

 

Barbie Inclusiva

 


E vamos finalizar esse texto super empoderado com um vídeo bastante emblemático, que explica muito bem os benefícios de se ter uma Barbie hoje em dia e todas as coisas boas que elas trazem para a vida das pequenas. Preparem o lencinho porque vários ciscos vão entrar nesses olhos, viu?